Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, profissionais da saúde participam de oficina sobre a tuberculose

Saúde | 27/03/2015

Em Paulista, profissionais da saúde participam de oficina sobre a tuberculose

Compartilhe esta notícia:

Em alerta a importância do combate à tuberculose e ao diagnóstico precoce da doença, a Secretaria de Saúde do Paulista promoveu, na tarde desta sexta-feira (27.03), uma oficina a respeito do tema. Participaram do encontro cerca de 50 profissionais da saúde, entre eles, médicos e enfermeiros. Durante o evento, o biomédico Félix Mota alertou os participantes sobre a importância da identificação precoce do diagnóstico, além da necessidade do acompanhamento constante desses pacientes.

 

“Caso uma pessoa seja diagnosticada com a doença é importante que sejam realizados exames em todos os familiares da vítima, para evitar uma possível proliferação. A tuberculose tem se agravado nos últimos tempos e é um dos grandes problemas da saúde pública”, completou. No ano passado foram registrados 111 novos casos da doença na cidade do Paulista. Em 2015, o município já registrou cerca de 10 casos.

 

 

TUBERCULOSE - Transmitida pelo bacilo de Koch, é uma das doenças infectocontagiosas que mais causam mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos desenvolvam a doença. Entre os principais sintomas estão: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

 

DIAGNÓSTICO RÁPIDO - O município do Paulista, através do Centro de Análises Médicas da cidade (CEAMP), disponibiliza o diagnóstico rápido da doença através do teste molecular rápido (TMR/Gene Expert), afim de detectar tuberculose nos sintomáticos respiratórios (SR), melhorando o indicador de casos.  Os exames são realizados apenas com uma amostra de escarro (secreção pulmonar) com volume de 5 a 10 mi (orientação coleta de amostra para cultura tuberculose). O Teste realiza a detectação simultânea diretamente no escarro em duas horas e o diagnóstico precoce dá respostas importantes para o tratamento oportuno da tuberculose. 

 

 


Imagens:

Compartilhe: