Executiva de Imprensa | 25/03/2022
Paulista apresenta Programa Morada do Povo no bairro de Fragoso
Compartilhe esta notícia:
Após a entrega das escrituras públicas no Núcleo Urbano Informal Consolidado Nossa Senhora de Fátima, a Prefeitura Municipal está dando continuidade à ação de regularização fundiária
A Prefeitura da Cidade do Paulista realizou nesta quinta-feira (24) a apresentação do Morada do Povo no bairro de Fragoso. Através da Secretaria de Projetos Especiais, o maior programa de regularização fundiária do município visa regularizar três mil imóveis na localidade.
O secretário da pasta, Jorge Carreiro, representou o Prefeito Yves Ribeiro na primeira reunião com os representantes do bairro. O presidente da Associação dos Moradores de Fragoso, Júnior Carteiro, também esteve presente.
"Por determinação e sensibilidade do Prefeito Yves Ribeiro, inicialmente o Município contemplou 313 imóveis com as escrituras, um documento definitivo, que torna o morador oficialmente proprietário. Agora, seguimos e vamos avançando nessa regularização fundiária. A moradia é um direito legal e constitucional", disse Jorge Carreiro.
A assistente social Ana Paula, coordenadora do Social da Secretaria de Projetos Especiais, reforçou a participação coletiva da comunidade. “Nós iremos trabalhar para garantir a moradia. As pessoas já têm a moradia, mas não têm a legitimação. Estamos trazendo para Fragoso esse projeto, que vai dar certo, vai ter a participação do povo. Tivemos o primeiro desafio na comunidade Nossa Senhora de Fátima, nosso projeto piloto que deu certo”, disse.
Também compareceram ao encontro o secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas, o coordenador geral do Morada do Povo, Luiz Cosme, e a vereadora Irmã Iolanda, que representou a Câmara Municipal de Vereadores.
Na programação, as próximas comunidades contempladas com a ação serão as seguintes: Beira Mar, Vale da Paz, Cidade Jardim com Vila Invadida e Sombra do Onipotente.
Regularização fundiária
A Prefeitura de Paulista está promovendo o Programa Municipal de Regularização Fundiária "Morada do Povo". O projeto foi desenvolvido a partir do Programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Inicialmente a ação legalizou 313 lotes do Núcleo Urbano Informal Consolidado Nossa Senhora de Fátima, em 16 de março. O intuito é regularizar 30.000 imóveis no município.
Todos os beneficiários recebem um documento: a Certidão de Regularização Fundiária - CRF -, registrada no RGI do Cartório de Imóveis. A CRF representa uma escritura pública do terreno e da edificação.
O secretário Jorge Carreiro iniciou há 10 meses o trabalho que culminou na conquista dos títulos de propriedade pelos moradores da Comunidade Nossa Senhora de Fátima e, agora, também pelos que vivem em Fragoso.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo