Por Renata Luna
Com o objetivo de garantir a saúde pública, protegendo tanto os comerciantes quanto os foliões, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, em parceria com o Sebrae, realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma capacitação educativa voltada aos comerciantes informais de alimentos e bebidas, com foco especial no período carnavalesco.
Durante a atividade, foram abordados temas relacionados à higiene e ao manuseio correto dos alimentos, incluindo o uso de materiais descartáveis, cuidados com a higienização, pré-preparo, armazenamento e a forma segura de entrega dos produtos ao consumidor. As orientações foram ministradas pelo inspetor da Vigilância Sanitária do município, Ricardo Silva.
Segundo o inspetor, a iniciativa teve como base as exigências da legislação sanitária aplicáveis ao comércio de alimentos. “Trouxemos, basicamente, as exigências da legislação sanitária para quem comercializa alimentos e apresentamos orientações pontuais para os comerciantes informais que irão atuar durante o Carnaval. A proposta foi oferecer uma abordagem mais específica e adequada à realidade desse público, com informações que vão além do período festivo e fazem parte da rotina diária de trabalho”, ressaltou.
A diretora da Vigilância Sanitária, Mônica Oliveira, destacou o caráter preventivo e educativo da ação. “A principal intenção é proteger os foliões, garantindo mais segurança alimentar no consumo de alimentos e bebidas, além de orientar os comerciantes sobre as boas práticas de manipulação. Também buscamos aproximar esses profissionais da Vigilância Sanitária, quebrando a ideia de que o órgão atua apenas de forma punitiva. Nosso papel é, sobretudo, orientativo, para que todos possam trabalhar de forma adequada e oferecer mais segurança e conforto à população”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Silvia Vasco, reforçou que a capacitação integra o planejamento da gestão municipal para o Carnaval. “Já estamos em preparação para o período carnavalesco, que começa na próxima semana, reforçando a importância da prevenção. Além dessa atividade, a Vigilância Sanitária estará presente durante todos os dias de Carnaval, realizando orientações diretamente nos pontos de venda, comércio por comércio, inclusive para aqueles que não puderam participar da roda de conversa”, explicou.
A parceria com o Sebrae também foi destacada pela consultora em Segurança Alimentar da instituição, Tenise Cambra. “A proposta é reforçar que esses trabalhadores são empreendedores do Carnaval, especialmente do setor de alimentos, e que precisam compreender e seguir normas e regras essenciais para o exercício da atividade. Levamos informações práticas e concretas de como oferecer o melhor para o cliente. Esse momento de conscientização, preparação e esclarecimento de dúvidas é crucial tanto para a saúde dos comerciantes quanto dos consumidores, contribuindo para uma festa bonita, alegre e saudável”, pontuou.
Para os comerciantes, a capacitação foi bem recebida. A comerciante Socorro Oliveira destacou a importância da iniciativa. “A capacitação é muito válida, todas são importantes, principalmente quando o tema é alimentação. Essa é a primeira vez que participo de uma capacitação como essa”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, ressaltou o papel dos comerciantes como porta de entrada do município durante o período festivo. “Os comerciantes recebem nossos turistas e visitantes, por isso é fundamental se preparar não apenas para a comercialização, mas também para o atendimento. Eles são o cartão-postal da cidade e o convite para que as pessoas retornem outras vezes”, destacou.
A secretária de Saúde do Paulista, Sônia Arruda, garantiu que a pasta estará presente durante todo o Carnaval. “A Secretaria de Saúde estará com equipes de enfermagem, suporte médico e, se necessário, ambulância no local. O cuidado é voltado não apenas aos foliões, mas também aos comerciantes, que muitas vezes também precisam desse apoio”, afirmou.
Fotos: Juan Marvin