Por Cátia Oliveira
Com o objetivo de promover a segurança da população que vive em áreas de encosta e melhorar a mobilidade, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue avançando na construção de obras de contenção. No bairro de Mirueira, onde está prevista a execução de 30 muros de arrimo, cinco obras já foram iniciadas, e destas, uma delas foi finalizada.
De acordo com a fiscal de obras da Secretaria de Infraestrutura, a engenheira Stephany Medeiros, a iniciativa deve contemplar cerca de 68 famílias: 56 no primeiro conjunto de obras, que corresponde às ruas Vereador Navarro, Rua da Fortuna, além de parte da Travessa do Campo e 12 famílias no segundo lote, em um trecho da Avenida Travessa do Campo. Ao todo, o primeiro conjunto de muros conta com 417 metros de extensão. O segundo deverá cobrir uma área de 102 metros de extensão, com alturas que variam entre 1,5 a 5 metros.
A dona de casa Maria de Fátima Claudino, de 49 anos, que conta com o primeiro muro de arrimo do conjunto de obras já finalizado ao lado de sua casa, salientou a relevância da iniciativa, principalmente em períodos chuvosos. “A gente usava lona aqui nas barreiras porque o perigo do desabamento era muito grande. Quando chovia, eu via o risco da casa do vizinho desmoronar sobre a minha e a minha sobre a casa da parte de baixo da ladeira. Com essa construção, já podemos parar de sentir medo. Pra mim, essa iniciativa foi um presente, pois vou completar 50 anos e há mais de 10 anos aguardo essa obra sair do papel e, agora, até o nosso deslocamento no local melhorou”, relatou.
Para o eletricista Sérgio Márcio Monteiro, de 55 anos, a obra que está sendo construída em frente à sua residência representa um marco frente há mais de 30 anos de espera. “Cheguei aqui com 24 anos e passei 31 anos aguardando esse serviço. Para mim, foi uma bênção que Deus me deu, viu. Agora vou poder dormir tranquilo, porque todas as noites em que chovia entrava uma enxurrada de água com barro, aqui, dentro de casa. Já houve momentos em que pensei não conseguir abrir a porta de tanta lama acumulada”, ressaltou.
Conforme a fiscal de obras da Secretaria de Infraestrutura, o projeto de muros de contenção na Mirueira, que irá promover maior segurança e mobilidade para a população, conta com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, em parceria com o município. “Esse projeto vai levar mais segurança e tranquilidade para dezenas de famílias. É um investimento de grande importância que visa cuidar das pessoas e proteger vidas. E a ideia da gestão é avançar o máximo nas obras antes do inverno.” destaca.
Fotos: Chico Peixoto / SEI