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Saúde | 18/09/2015

Paulista adota medidas para regular atendimento ao público na rede municipal de saúde

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A partir do mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Paulista vai colocar em prática algumas ações para regular o fluxo de atendimentos dos usuários da rede municipal. As novidades foram apresentadas nesta sexta-feira (18.09) as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Território 1 e 2, que compreende, entre outros, os bairros de Jardim Paulista, Arthur Lundgren I e II, Paratibe, Vila Torres Galvão, Mirueira, Nobre, Fragoso. Um encontro semelhante a este, que foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro da cidade, será promovido com as demais profissionais do Território 3 e 4.

 

A principal novidade é a regulação do sistema de marcação de exames laboratoriais. A partir de outubro, os usuários que necessitarem dos procedimentos não precisarão enfrentar mais filas, indo direto ao laboratório para garantir a vaga. A gestora da UBS ficará responsável por comunicar ao paciente a data e horários exatos para a realização do exame. Isso significa que o usuário já vai sair da unidade sabendo tudo sobre o agendamento. Esta ação vai acabar, por exemplo, com a venda clandestina de fichas em frente aos centros médicos da cidade.

 

Outra medida adota pela Superintendência de Regulação Assistencial do município altera o fluxo de atendimento na Policlínica de Atenção à Saúde da Mulher. No próximo mês, o usuário não poderá agendar consultas diretamente na unidade. Ele terá de passar por uma avaliação médica na unidade mais próxima da casa dele, que ficará responsável ou não por encaminhar ao atendimento especializado. Esse novo método vai funcionar como uma triagem, evitar que determinada pessoa possa conseguir o atendimento sem necessitar realmente. Aqueles que já são acompanhados pela policlínica terão que ter o aval do médico especialista para continuar o tratamento.

 

Essa inciativas que estão sendo colocadas em prática fazem parte do processo de regulação da rede, que corresponde a organização dos fluxos de atendimento. O trabalho, considerado prioritário pela gestão do prefeito Junior Matuto, visa garantir que todos possam ser atendimentos normalmente, mas priorizando aqueles que realmente necessitam.   


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